A falta da autoclave, aparelho usado para esterilizar materiais e utensílios, afeta 70% dos 64 postos de saúde em Campinas (SP), de acordo com levantamento feito pela EPTV, afiliada da TV Globo. O recurso não existe em 17 unidades, e está inoperante em outras 28. A Prefeitura, por outro lado, contesta os números e defende que realizou investimentos na área.

No Centro de Saúde Rossin, funcionários relatam dificuldades desde que o equipamento quebrou há uma semana. Para não ficar sem instrumentos para curativos e consultas, os materiais são colocados em caixas até que a administração faça transferência para unidade onde há autoclave.

“Às vezes demora para vim [sic]. A gente depende de carro pra ir buscar e pra trazer. Às vezes não tem funcionário no outro serviço para fazer”, afirmou uma trabalhadora que preferiu não ser identificada ao mencionar que o procedimento não garante agilidade.

Tempo

No Centro de Saúde Santo Antônio, no Parque Vista Alegre, segundo funcionários, o aparelho está indisponível há pelo menos cinco anos. Já na unidade do Vila Rica, a máquina estaria quebrada desde que ela pegou fogo, no primeiro semestre do ano passado, de acordo com trabalhadores.

A unidade do distrito de Barão Geraldo tem equipamento parado há dois anos, e antes disso houve uma série de problemas. “O tempo todo. Eu acho que a Prefeitura não deve ter uma manutenção adequada pra troca de peças, essas coisas. Porque eles vêm, faz [sic] umas coisinhas, e aí já vai [sic] embora. De repente, no outro dia, já não está funcionando”, relatou uma funcionária à reportagem.

Quem depende dos equipamentos para trabalhar, reclama da incerteza ligada aos prazos para recebimento após esterilização nas unidades onde há autoclaves. Uma enfermeira lembra que no Centro de Saúde Rossin houve até mesmo a necessidade de cancelar a agenda de odontologia.

Usuários da rede pública de saúde criticam a situação. “Ainda mais quem está com dor ou está com uma inflamação na boca”, lamentou a auxiliar de cozinha Luciana Moreira.

Referências: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/falta-de-aparelho-para-esterilizar-afeta-70-dos-postos-de-saude-em-campinas.ghtml